Opinião
Para o Dia Mundial da Alergia, que se assinalou a 8 de julho, Raquel Calisto, do Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), partilhou um artigo de opinião sobre esta doença e como afeta "um em cada cinco europeus com manifestações graves da doença". Leia o artigo.
Beatriz Tavares, do Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, destaca as principais interações do pólen alergénico com poluentes ambientais e o seu transporte na atmosfera.
Qual o protocolo clínico de avaliação de doentes com polipose nasal sob tratamento com biológicos? Este foi o tema que a Dr.ª Natacha Santos, assistente hospitalar graduada de Imunoalergologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, abordou no seguinte artigo de opinião. Leia o artigo.
A Prof.ª Doutora Cláudia Chaves Loureiro, assistente graduada no Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, professora auxiliar convidada na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, com competência em Medicina do Sono, e o Dr. João Gaspar Marques, assistente hospitalar de Imunoalergologia no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, Integrated Pathophysiological Mechanisms, Comprehensive Health Research Centre, Nova Medical School e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) escreveram um artigo de opinião sobre o projeto PRECISION dirigido à melhoria da gestão dos doentes com asma grave e à disponibilização dos melhores cuidados de saúde a estes doentes. Leia o artigo.
"É expectável que o Epi-Asthma permita uma caracterização mais abrangente dos doentes com asma e uma melhor compreensão das características da sua doença e uso de recursos de Saúde." Quem o afirma é a Prof.ª Doutora Cristina Jácome, investigadora auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, sobre o estudo Epi-Asthma. Leia o artigo de opinião que escreveu sobre o assunto.
A Dr.ª Elisa Pedro moderou a sessão "Doença Respiratória" na 12.ª Reunião de Imunoalergologia, que decorreu sob o mote "Imunoalergologia: o estado da arte". Leia o artigo de opinião da especialista que aborda a asma e a rinossinusite crónica.
No âmbito da 44.ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, a Dr.ª Célia Costa, assistente hospitalar graduada de Imunoalergologia, coordenadora da Unidade de Alergia Alimentar e do Centro UCARE, do Serviço de Imunoalergologia, no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, e da Clínica Universitária de Imunoalergologia da Faculdade de Medicina de Lisboa, partilhou um artigo de opinião sobre o tema "Doenças eosinofilicas do tubo digestivo para além da EoE - raras ou subdiagnosticadas?", com base na sua apresentação na sessão "Alergia Alimentar não mediada pela IgE na prática clínica".
No mês em que se celebra o Dia Mundial das Alergias, o Dr. Pedro Leuschner, coordenador do Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), partilhou um artigo de opinião sobre as causas, os sintomas e os tratamentos possíveis para as alergias. Leia o artigo.
O internato apresenta-se como um passo mais próximo de se tornar um especialista na sua área médica. O Dr. Gonçalo Martins é interno no Serviço de Alergologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e destaca os principais desafios e o surgimento da especialidade de Imunoalergologia. Enquanto interno, realiza estágios em diferentes áreas, como Medicina Interna e Pediatria, de forma a capacitar-se de conhecimento amplo. Leia o artigo de opinião.
A Dr.ª Ana Brasileiro, do Serviço de Dermatologia e Venereologia do Hospital Santo António dos Capuchos, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, elaborou um artigo de opinião alusivo à urticária crónica e ao impacto negativo que a patologia pode causar na vida do doente, apontando que se trata de uma doença crónica, mas que não possui um fator de risco letal como é, por exemplo, o colesterol com efeitos cardiovasculares.