Entrevistas

43.ª Reunião Anual da SPAIC: “Da inovação ao doente”
Prof. Doutor Luis Taborda Barata
04 Out. 2022

A My Alergologia convidou o Prof. Doutor Luis Taborda Barata a traçar a antevisão da 43.ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC). O presidente de honra convida os pares, deixando garantias de sucesso do evento.

Centro UCARE do CHVNGE pretende “fornecer excelência no diagnóstico e tratamento da urticária crónica”
Dr.ª Isabel Rosmaninho
30 Set. 2022

“A qualidade de vida é grandemente afetada” na urticária crónica havendo “muitos doentes com atraso de diagnóstico e terapêutica”, afirma a Dr.ª Isabel Rosmaninho, coordenadora do Centro UCARE integrado no Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho (CHVNGE), um dos três centros de referência existentes em Portugal destinados ao tratamento e diagnóstico da urticária crónica. Em entrevista, a responsável abordou os objetivos do centro, o Dia Mundial da Urticária, os tratamentos e quais os benefícios de obter a certificação internacional para os especialistas e para a comunidade em geral.

“Ser um Centro UCARE contribui para uma melhor compreensão dos mecanismos fisiopatológicos da urticária crónica e investigar outras terapêuticas”
Dr.ª Célia Costa
30 Set. 2022

Certificados internacionalmente com o propósito de prestar os melhores cuidados de saúde aos doentes com urticária, elaborar estudos, aplicar os mais atuais métodos de diagnóstico e terapêutico e conhecer outros parâmetros sobre a urticária crónica, os Centros UCARE – Urticaria Centers of Reference and Excellence - surgem como centros de excelência e referência para providenciar uma melhor qualidade de vida aos doentes. A My Alergologia foi conhecer o Centro UCARE do Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Hospital de Santa Maria, e conversou com a Dr.ª Célia Costa, coordenadora, com o intuito de saber mais sobre estes centros e que missão institucional e comunitária detêm.

Centros UCARE cooperam entre si para que se “conheça e trate melhor a urticária”
Prof.ª Doutora Margarida Gonçalo
30 Set. 2022

Os anos de experiência e a determinação levaram a que a Prof.ª Doutora Margarida Gonçalo juntasse à função de diretora do Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) à de coordenadora do Centro UCARE – Urticaria Centers of Reference and Excellence – do mesmo Serviço inaugurado em 2017. O centro é dedicado ao diagnóstico, tratamento e investigação da urticária. A dermatologista partilhou quais os objetivos e critérios para o processo de certificação UCARE concedido pela Global Allergy and Asthma European Network (GA2LEN).

Pesquisa de alergénios a nível da secreção nasal: um novo diagnóstico de identificação de alergias nos doentes
Dr. Herculano Costa
15 Jun. 2022

“Rinite alérgica local” foi o título da sessão apresentada pelo Dr. Herculano Costa no 10.º Congresso da SPAP. O diretor da Unidade de Imunoalergologia e Pneumologia pediátrica do Hospital de Vila Nova de Gaia/Espinho explicou a introdução de um método recente de diagnóstico de pesquisa de alergénios que permite identificar o tipo de alergia no doente. Assista à entrevista concedida à My Alergologia.

Dermatite atópica: o impacto negativo na vida de crianças e adolescentes
Dr.ª Sónia Lemos
15 Jun. 2022

“A dermatite atópica é uma doença que produz uma qualidade de vida muito má”, afirma a Dr.ª Sónia Lemos, médica especialista em Alergologia Pediátrica e Imunodeficiências Primárias no Hospital Pediátrico de Coimbra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), no seguimento da sessão apresentada pela profissional de saúde sobre o impacto provocado pela dermatite atópica. Assista à entrevista.

“Os testes genéticos exigem um trabalho conjunto e interativo entre o médico e o laboratório”
Prof.ª Doutora Magda Sampaio
15 Jun. 2022

A Prof.ª Doutora Magda Sampaio foi palestrante na sessão “Novos caminhos da avaliação laboratorial dos erros inatos da imunidade: os testes genéticos solicitados cada vez mais cedo” integrante do 10.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP). A especialista abordou as diferentes formas de investigação dos erros inatos da imunidade e o diálogo que deve existir entre o médico e o laboratório aquando da realização de um teste genético. Veja a entrevista.

10.º Congresso com um “balanço francamente positivo”, define presidente da SPAP
Dr. Libério Ribeiro
15 Jun. 2022

Guimarães foi a cidade escolhida para acolher os 130 participantes que marcaram presença no 10.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP). A My Alergologia entrevistou o presidente da SPAP, Dr. Libério Ribeiro, que submeteu um balanço acerca de mais uma edição, decorrida de 2 a 4 de junho, que pretendeu abranger o maior número de temáticas relacionadas com a Imunoalergologia. Assista ao depoimento em vídeo.

Dia Mundial da Asma: “Unir esforços e unificar os consensos nacionais”
Dr.ª Ana Mendes
03 maio 2022

“Estamos a tentar unir esforços e unificar, a nível nacional, os consensos e as formas de tratar para que todos falem a mesma linguagem e se consiga tratar estes doentes eficazmente.” Quem o afirma é a Dr.ª Ana Mendes, do Centro Hospitalar Lisboa Norte e coordenadora da secção de Asma na Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), no âmbito do Dia Mundial da Asma, que se assinalou ontem, 3 de maio. Assista ao vídeo.

Reações cutâneas associadas à vacinação SARS-CoV-2: “Não são uma contraindicação”
Dr.ª Catarina Correia
03 maio 2022

Dr.ª Catarina Correia, em entrevista, destacou a “reação cutânea adversa a fármaco”, ocorrida nomeadamente 48 horas após o contacto. Erupções maculopapulares, pitiriase rosea e vasculite são algumas das reações. Veja o vídeo.

Apoio

Bial LetiPharma Medinfar Novartis

 

Recordati Viatris