Atualidade

22 Nov. 2023

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) estão a recrutar pessoas com asma e rinite para um estudo que avalia o impacto do diagnóstico molecular na eficácia das vacinas antialérgicas.

21 Nov. 2023

Os Prémios Pfizer 2023 distingue o Prof. Doutor Luís Graça, imunologista, pelo seu trabalho sobre a imunização contra a COVID-19.  Os Prémios Pfizer são considerados os mais antigos galardões atribuídos em Portugal na área da investigação biomédica, sendo financiados pela farmacêutica Pfizer e indicados por um júri nomeado pela Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa.

08 Nov. 2023

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou uma petição para a reposição da comparticipação das vacinas antialérgicas em Portugal. A petição, que conta já com 7800 assinaturas, está em curso até ao dia 31 de dezembro.

08 Nov. 2023

O amadurecimento do cerebelo (região do cérebro) no período após o nascimento é afetado caso se verifiquem alergias severas, revelou uma investigação liderada pela Universidade de Coimbra (UC).

18 Out. 2023

O Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte organizou no dia 13 de Outubro a 1.ª Reunião de Doentes com Urticária Crónica do CHULN, encontro que teve lugar no Hospital de Santa Maria no âmbito do Dia Mundial da Urticária, que se assinalou a 1 de Outubro sob o lema "Acess to Care”.

18 Out. 2023

O Pediatric Allergy and Asthma Meeting (PAAM) Hybrid 2023 vai decorrer na cidade do Porto, em Portugal, de 2 a 4 de novembro.

04 Out. 2023

Os desafios orais confirmaram as alergias ao trigo dependentes de co-factores, restauraram a qualidade de vida e reduziram o medo de reações futuras. A educação sobre a alergia ao trigo dependente de cofator (CDWA) - uma alergia alimentar mediada por IgE que envolve reações na presença de outros fatores, como o exercício, o stress ou o álcool - também beneficiou estes doentes.

04 Out. 2023

A pieira pode seguir uma de quatro trajetórias distintas com diferentes fatores de risco à medida que se desenvolve nas crianças, possivelmente determinado pelo momento da infeção viral.

20 Set. 2023

As crianças que frequentam creches com um perfil de microbiota de poeira de Streptococcus e Lactococcus enfrentam uma maior probabilidade de sibilância, de acordo com uma apresentação no Congresso Internacional da European Respiratory Society (ERS). 

20 Set. 2023

A suplementação materna durante a gravidez com ómega 3 contribuiu para a diminuição dos riscos de alergia alimentar nos bebés, incluindo a sensibilização ao ovo e ao amendoim, de acordo com uma revisão publicada no The Journal of Allergy and Clinical Immunology: In Practice.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Apoio

Medinfarrecordati.pngViatris