Atualidade

18 Jan. 2023

Será que o uso de antiácidos, quer no período pré-natal, quer em bebés, está associado a um risco aumentado de doenças alérgicas em crianças? Esta pergunta foi o ponto de partida de um estudo sul-coreano, cujos resultados foram publicados na edição de 9 de janeiro deste ano do JAMA Pediatrics.

18 Jan. 2023

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluiu que não controlar os sintomas de rinite alérgica cria um impacto negativo no desempenho académico em jovens entre os 13 e os 29 anos.

03 Jan. 2023

Os doentes com urticária espontânea crónica moderada a grave tratados com omalizumab durante mais tempo obtiveram uma resposta clinicamente mais significativa em comparação com os doentes que receberam placebo, de acordo com os resultados de um novo estudo.

03 Jan. 2023

A administração de doses subcutâneas semanais de dupilumab melhorou outcomes histológicos e aliviou sintomas de adultos e adolescentes com esofagite eosinofílica, segundo um estudo publicado no The New England Journal of Medicine.

21 Dez. 2022

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) integram um projeto europeu, financiado em 8,3 milhões de euros, que visa mitigar o impacto das alterações climáticas junto de pessoas com rinite alérgica. Com o nome CATALYSE – Climate Action To Advance HeaLthY Societies in Europe, este projeto, que envolve vários países, é financiado pela União Europeia.

21 Dez. 2022

Análises multi-ómicas, que envolvem o genoma, o microbioma e o epigenoma, quando realizadas na saliva podem melhorar a compreensão do que causa reações alimentares mediadas pelo sistema imunitário, de acordo com um estudo apresentado no College of Allergy, Asthma & Immunology Annual Scientific Meeting.

07 Dez. 2022

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) elegeu uma nova direção para o triénio 2023-2025. A Dr.ª Ana Morête, imunoalergologista no Hospital CUF Porto, diretora do Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, foi eleita presidente da SPAIC. 

07 Dez. 2022

Um novo estudo, o estudo IMPACT, conclui que pequenas moléculas de miR-375-3p encontradas na maioria do leite materno humano podem reduzir a probabilidade de os bebés desenvolverem condições alérgicas como dermatite atópica e alergias alimentares. 

07 Dez. 2022

O desconhecimento sobre a polipose nasal, doença respiratória que pode causar sintomas como perda do olfato ou do paladar, leva os pacientes a demorarem até quatro anos para obter o diagnóstico, adiantou o Dr. Alejandro Jiménez, otorrinolaringologista, durante uma conferência.

07 Dez. 2022

Foi aprovada uma proposta de alteração no Orçamento do Estado para 2023 para que a vacina para crianças com alergia às proteínas do leite de vaca seja comparticipada a 100 % pelo Estado. A proposta foi viabilizada após votação no Parlamento.

Apoio

Bial LetiPharma Medinfar Novartis

 

Recordati Viatris